• Facebook
  • Instagram

Osaka Naniwa-Kai | Rua Domingos de Morais, 1581 | Vila Mariana | São Paulo  SP | BR | +55.11.5549.7226  

 

© Osaka Naniwa-Kai, 2016

Quem somos

Associação Cultural dos Provincianos de Osaka: Naniwa-Kai é uma sociedade civil sem objetivo de lucro, fundada em São Paulo, em 1965.

Naniwa-Kai destina-se a desenvolver atividades beneficentes, culturais e de confraternização, notadamente para a concessão de bolsas de estudo, obtenção das mesmas junto a instituições de ensino ou governamentais; colaborar com os poderes públicos para a consecução dos objetivos colimados pelo acordo como cidades irmãs entre as municipalidades de São Paulo e de Osaka; estabelecer e fortalecer laços de amizade entre japoneses de Osaka no Brasil e brasileiros em Osaka; divulgar a rica herança cultural de Osaka em suas várias formas de expressão; e formar uma comunidade de membros que se unam através da fraternidade, responsabilidade social, diversidade cultural, cidadania e respeito.

1965 - hoje

Em 1965, com a iniciativa de um grupo de provincianos de Osaka, fundou-se a Associação Cultural de Osaka – Naniwa-Kai.

Nesta ocasião as reuniões aconteciam no escritório do Sr Terazawa, um dos fundadores, na Rua da Gloria, onde hoje está estabelecido o jornal Nikkey. Posteriormente reuniões passaram a acontecer numa sala à Praça João Mendes até a inauguração da atual sede.

 

Com a doação dos associados e empresas, aqui estabelecidas, e um montante significativo do governo da província de Osaka, adquiriu-se o terreno para a construção da sede oficial do futuro Naniwa-Kai. Em junho de 1981, um lote com um sobrado antiga na Rua Domingos de Morais, deu lugar as obras que resultou na atual sede. O prédio foi finalizado em 1982 e, no mesmo ano em outubro, foi realizada a inauguração da sede, contando com a presença do então vice-governador Munakata e de autoridades do Japão.

Com o intuito de fomentar a cultura japonesa em São Paulo e criar um ambiente de convivência entre os associados, iniciou-se uma série de atividades dentre elas Karaokê, patrocinando o primeiro concurso em 1985, visitas de conforto a entidades de amparo a idosos e crianças como Ikoi –No-Sono, e Kodomo-No-Sono, cursos de idioma japonês, culinária e artes marciais, e eventos recreativos dentro e fora da sede como undoukai, takenoko-gari (colheita de broto de bambu), excursões diversas e o tradicional Shinnenkai (comemoração do ano novo).

início da construção da sede (1981)

Valores

Valorizar a solidariedade, respeito e culto aos antepassados oriundos da província de Osaka na esperança de que o esforço dos fundadores não se esvaia no decorrer dos anos.

Promover a diversidade do indivíduo e do grupo, fomentando a construção de uma identidade cada vez mais atenta, ativa e solidária.

Contribuir ativamente para a coesão social e territorial com projetos de proximidade e convergência

Defender a perenidade dos equipamentos culturais

 

Promover um espírito de pertencimento entre usuários, sócios, fornecedores, financiadores, colaboradores e gestores