top of page

Castelo de Osaka

O Castelo de Osaka foi originalmente construído por Hideyoshi Toyotomi (1537-1598), um dos 3 grandes senhores da guerra responsáveis pela unificação do Japão medieval. A construção começou em 1583 no antigo local do Templo Ishiyama Hongan-ji. Este templo, originalmente uma Fortaleza de sacerdotes guerreiros, tinha sido consumido pelo fogo 3 anos antes na Guerra com Nobunaga Oda (1534-1582) que era o antigo comandante de Hideyoshi.

Hoje em dia, o Castelo de Osaka é um famoso monumento, ponto turístico popular, e símbolo de Osaka. Ele contém 13 estruturas que foram designadas como importantes bens culturais do governo japonês. A torre do castelo passou por uma grande reforma em 1997. Suas paredes exteriores foram refeitas, as luminárias ornamentais restauradas, e folhas de ouro foram reaplicadas em todo edifício. Estes reparos trouxeram de volta a aparência exuberante de antigamente – com paredes puramente brancas com detalhes marcantes de ouro brilhante. A torre principal reprojetada e remodelada é iluminada tanto por dentro como por fora, destacando o brilhantismo do castelo como símbolo de Osaka. 

fonte: Osaka Convention and Tourism Bureau | weblink: http://tinyurl.com/j8gne6h

Dotonbori

Dotonbori é uma grande área do centro da cidade na margem sul do Canal Dotonbori-gawa. Osaka é conhecida como a cidade dos gastronomistas, sendo assim, a área de Dotonbori está toda ocupada  por restaurantes e centros de entretenimento, e é muito querida por todos Osakaites. Há teatros com apresentações tradicionais de marionetes (Bunraku), salões de contadores de histórias, e outros entretenimentos populares, além de muitos cinemas.
 

Dotonbori muitas vezes é escolhido como plano de fundo para cenas do cinema japonês e estrangeiro como símbolo de Osaka. Há passeios em ambos os lados do Canal Dotonbori-gawa que proporcionam um melhor ambiente para o centro da cidade, sempre atraindo visitantes e moradores. Ambos os lados do Canal Dotonbori-gawa estão cobertos com propagandas e anúncios em neon. Todas as laterais de prédios estão decoradas com luzes de neon. Os letreiros iluminados e as luzes de neon refletidas no Canal Dotonbori-gawa de noite, fazem de Dotonbori um lugar mais feliz.

fonte: Japan National Tourism Organization | weblink: http://tinyurl.com/hld5zbz

Templo Hozen-ji

O Templo Hozen-ji é relativemente novo para um edifício religioso; e diz-se ter sido fundado por um monge chamado Kinnun em 1637. O local costumava ser um enorme complexo com inúmeros edifícios, mas a maioria deles foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Atualmente, apenas o Konpira-do e o Mizukake-fudo (Fudomyoo, a estátua do deus da fúria) ainda permanecem de pé.

O local silencioso, que de repente aparece em meio ao centro nervoso de Osaka, é cercado por uma rua de paralelepípedos chamada Hozen-ji Yokocho. Esta rua, que costumava ser o terreno do Templo Hozen-ji, está agora ocupada por aproximadamente 60 casas de alimentação, incluindo restaurantes e pubs, bares e restaurantes de estilo europeu, atraindo muitos visitantes mesmo durante a semana.

 

Pelo fato de o local ser amado por várias pessoas do meio literário e artístico, ali encontram-se placas de pedra com inscrições em Haiku de célebres escritores e cartazes escritos por famosos comediantes japoneses.

 

Fudomyoo é uma divindade que toma a forma da fúria, e diz-se que protege as pessoas contra o mal, conquista demônios e concede desejos.  Antigamente as pessoas ofereciam água a esta divindade, porém, hoje em dia, enquanto se reza para a prosperidade nos negócios e no casamento molha-se a estátua, e devido às grandes quantidades de água que os adoradores têm jogado ao longo de anos, hoje em dia, a estátua parece ser feita de musgo. 

fonte: Japan National Tourism Organization | weblink: http://tinyurl.com/hld5zbz