Christiane Amanpour: Sex and Love Around the World (2018)
fonte: CNN
Neste documentário a famosa jornalista e correspondente internacional da CNN, Christiane Amanpour, viaja pelo mundo para entender como que culturas diferentes celebram o amor e o sexo. O primeiro episódio é focado na cidade de Tóquio. Pegando carona com o movimento #MeToo, o seriado apresenta um olhar sobre o amor e o sexo pela perspectiva das mulheres japonesas.
Your Name (2016)
fonte: Omelete e Adoro Cinema
O anime dirigido por Makoto Shinkai (O Jardim das Palavras) já faturou U$328 milhões sem estrear nos EUA. Partindo da ideia da troca de corpos, em um belo dia, sem qualquer justificativa, dois adolescentes que não se conhecem têm suas vidas trocadas: ela morava no interior do Japão, ele na megalópole Tóquio. O grande pulo do gato é que a troca não é permanente; eles alternam dias como si mesmos e no corpo do outro.
O tema central de Your Name não é a harmonia entre as diferenças. Com uma reviravolta surpreendente, a produção revela o intuito de falar sobre tempo, destino e memórias. A relação entre Taki e Mitsuha evolui de uma amizade estranha - os dois deixam mensagens um para o outro quando trocam de corpos - para o amor e finalmente se torna uma missão. A mudança de corpos entre os dois tinha um objetivo claro e a percepção disso muda totalmente o rumo da história.
Jiro Dreams of Sushi (2011)
fonte: Persona Cinema
Jiro Ono é um chef de 85 anos cujo restaurante de apenas 10 lugares e pratos de U$300 se tornou lendário em Tóquio. O documentário é dirigido por David Ghelb, o mesmo criador do famoso Chef's Table da Netflix. A narrativa descreve o cotidiano de Jiro e dos funcionários do restaurante intercalado com episódios da vida desses personagens e com a opinião de algumas pessoas (um crítico culinário, um amigo, um antigo aprendiz, um filho) a respeito da arte e da personalidade de Jiro.
Japanese Style Originator (2008)
fonte: Made in Japan
Produzida pela TV Osaka, Japanese Style Originator (和風総本家 Wafu Souhonke) é um programa de variedades que responde perguntas referentes à cultura e culinária japonesa. Um dos episódios, por exemplo, aborda a maneira correta de degustar tempurá, empanados fritos à moda japonesa, num restaurante.
Midnight Dinner: Tokyo Stories (2016)
fonte: Sopa Alternativa
Baseado em um mangá, (深夜食堂 Shinya shokudōI), a série gira em torno de um izakaya, que funciona da meia-noite às sete da manhã, no bairro de Shinjuku e o seu chef, conhecido como "O Mestre". Cada um dos dez episódios recebe o nome de um prato diferente, que tem a ver com a história e os personagens em questão. O restaurante serve de parada para os mais variados tipos de pessoas, desde aquelas que estão saindo do trabalho até as que estão começando a sua jornada noturna. Taxistas, radialistas, advogados passam por ali, além de jogadores profissionais, prostitutas e gangsters. Todos tem lugar cativo, param e recebem alimento e um ouvido amigo para seguirem em suas jornadas.
Comentários