top of page
© Nagano Toyokazu
Festival do Japão

07 - 09 julho 2017

Osaka 

Estande: 02

Naniwa-Udon

Hashimaki (okonomiyaki enrolado no hashi)

Okonomiyaki Vegano

Obentô

Sushi misto

Futomaki

© Nagano Toyokazu
Undokai

21.05.2017

O Undokai surgiu no Japão por volta de 1880, quando foi declarada na constituição que os familiares deveriam se reunir nas escolas anualmente com o objetivo de se confraternizar. Undokai é uma palavra composta: "undô" significa esporte e movimento, e "kai" é reunião em japonês. Porém, a melhor tradução para Undokai é gincana esportiva familiar.


Familiar porque participam desde as crianças que já sabem andar, até o avô mais idoso. Esportiva porque envolve atividade física. Porém, nada de futebol, aeróbica ou outros esportes mais conhecidos no Brasil. As atividades são aquelas que servem mais para relaxar e se divertir, como corrida do ovo na colher, cabo-de-guerra, e muitas outras. E gincana porque são distribuídos prêmios para os participantes.


O Undokai dura um dia inteiro, bandeirinhas coloridas são estendidas por toda a extensão do campo e várias competições acontecem ao mesmo tempo.

fonte: Nippon Country Club

Bazar Beneficente Naniwa-Kai

02.04.2017

A Associação Beneficente dos Provincianos de Osaka Naniwa-Kai realiza no dia 02 de abril (domingo), o seu tradicional Bazar Beneficente.
​​
Haverá venda de doces japoneses como taiyaki, mochi e manju, trufas e ovos de páscoa, sorvete de matchá, além de lindas peças de cerâmica da Associação Pró-Excepcionais Kodomo-No-Sono, roupas importadas do Japão, bordados, crochê, artesanatos diversos, cosméticos e bijuterias! 
Na praça de alimentação, o público poderá degustar de nossos pratos típicos da culinária japonesa, como tempura udon, tirashi sushi, makizushi, shiruko, takenoko-gohan, e harumaki!
​​

Entrada franca

Para mais informações: 11.5549.7226

Shinnenkai

15.01.2017

Tradicional confraternização de ano novo da Associação Beneficente dos Provincianos de Osaka Naniwa-kai. 

Bazar Beneficente Naniwa-Kai

04.12.2016

A Associação Beneficente dos Provincianos de Osaka Naniwa-kai realiza no dia 04 de dezembro (domingo), a partir das 10 horas, em sua sede (Rua Domingos de Morais, 1581, Vila Mariana – próximo à estação Vila Mariana do metrô, zona Sul de São Paulo), o seu tradicional Bazar Beneficente.

Haverá venda de artesanatos, livros infantis, bolos caseiros e artigos para presentes. Na praça de alimentação, o público poderá encontrar pratos típicos da culinária japonesa, como tempura udon, tirashi sushi, makizushi, tempurá, shiruko, além da novidade: harumaki de takenoko!

Entrada franca

Para mais informações: 11.5549.7226

Encontro da Saúde

06 de novembro de 2016

14:00 - 16:00 horas

"Doenças comuns na terceira idade"

Mesa redonda com colocação de casos com sintomas frequentes na terceira idade para ser discutido com a plateia.

 

Organização: 

Grupo de profissionais da área de saúde associados do “Naniwa - Kai”.

Takenoko - gari

23 de outubro de 2016

De safra curtíssima, outubro é o mês de colher broto de bambu! Preparem-se com cestas e enxadas e só coletem aqueles que ainda conservam grande parte do corpo abaixo do solo coberto de folhas. É preciso cuidado na retirada dos brotos. Deve-se tirar os brotos jovens, ainda tenros, pois a parte comestível é a fibra ainda mole, branca. Os brotos grandes com mais de  70 cm de altura já estão passados, com as fibras duras. Quanto mais escuro estiver o broto, aproximando-se da cor do bambu adulto, mais maduro ele estará (verde ou amarelo) e consequentemente, menos macio. 

 

Um bom método para colheita é quebrar os brotos na base, empurrando-os com o pé. Alguns brotos são dotados de espinhos que se assemelham a penugem. É preciso cuidado, pois em contato com a pele provocam coceiras. Tiradas as cascas, deve-se retirar a parte comestível. Um bom teste é desprezar a parte que requeira força para se cortar com faca afiada. A seguir tira-se o amargor cozinhando-se em água bastante salgada (mais ou menos 5% de sal do peso dos brotos) por cerca de dez minutos após levantar fervura, ou 5 minutos em panela de pressão. Deve-se então dessalgar os brotos, como se faz com o bacalhau, renovando-se a água duas a três vezes. 

Bazar Beneficente Naniwa-Kai

07.08.2016

A Associação Beneficente dos Provincianos de Osaka Naniwa-kai realiza no dia 07 de agosto (domingo), a partir das 10 horas, em sua sede (Rua Domingos de Morais, 1581, Vila Mariana – próximo à estação Vila Mariana do metrô, zona Sul de São Paulo), o seu tradicional Bazar Beneficente.

Haverá venda de artesanatos, livros infantis, bolos caseiros e artigos para presentes. Na praça de alimentação, o público poderá encontrar pratos típicos da culinária japonesa, como tempura udon, tirashi sushi, makizushi, tempurá, shiruko, além do tradicional pastel de takenoko.

Entrada franca

Para mais informações: 11.5549.7226

bottom of page